segunda-feira, 11 de abril de 2011

TOMÉ: O CABRA MACHO


João cáp 11 http://www.bibliaonline.com.br/vc/jo/11 (pra facilitar sua vida...)
Quase sempre que se refere a Tomé lembra-se dele como o discípulo cético “tem que ver pra crer” (e até parece que a gente é muito diferente dele...). Realmente ele demonstrou ser cético em algumas ocasiões (João 20:24-29). Porém hoje vou demonstrar que Tomé era um cabra bem macho! 
A primeira coisa que quero destacar é que Tomé não fingiu ter uma fé que ele não tinha com intuito de aparecer ou agradar alguém, CABRA MACHO! Esse é um aspecto que deveríamos aprender (não ter falta de fé, é claro) , mas tirarmos nossa máscara de “holy,holy,holy”, admitirmos nossas fraquezas independente do que os outros vão pensar, para que assim Jesus possa curá-las como fez com Tomé (porque no fim ele creu, mesmo tendo sido fraco no início). 
A outra história que acho legal está no capítulo 11 de João (LEIA!!). É o conhecido e bastante usado (mas nunca esgotado) texto da ressurreição de Lázaro. O que rolou foi o seguinte: Jesus estava pregando na Judéia, sapecando umas cajadadas nos judeus, e eles quiseram apedrejá-lo, como sempre. Então Ele saiu de lá(João cáp 10). Quando Ele já estava em outro lugar, chegou a notícia que Lázaro tava passando mal [vs 3]  (doente pra caramba na verdade, tanto é que ele morreu), daí passado dois dias ele decidiu voltar à Judéia pra resolver a situação do Lázaro [vs 6,7]. Então os discípulos ficaram cagando de medo de voltar lá (Judéia não mamãe!) e questionaram Jesus [vs 8]. Foi então que Tomé, o infame, o cético, o tão criticado Tomé falou pros discípulos [vs 16]:

Galera, se Jesus quer voltar pra Judéia, vamo embora todo mundo pra morrer com Ele.  

CABRA MACHO!!

Enquanto o resto em outras ocasiões ficava lá:
“Darei minha vida por Ti Jesus” [holy,holy,holy..]
(Pedro, em João 13:37,38 – Negou Jesus 3 vezes na hora do sufoco)
“Eu vou te trair?” [holy,holy,holy..]
 (Judas em Mateus 26:25, perguntando a Jesus – traiu Jesus com um beijo no rosto)
E mais um punhado de gente ao longo da história que deu pra trás na hora do aperto...
Tomé nesse momento mostrou que era um cabra arretado de macho.

Agora que pergunto: depois de conhecer essa história, você tem coragem de viver na fé de Tomé??

“Me tornei seu inimigo porque te disse a verdade?”
Gálatas 4:16

4 comentários:

  1. 1° vc acha mesmo que tendo Jesus dito que Pedro negar-lhe-ia o fato não iria acontecer?
    acho que vc escolheu que Jesus é filho de Deus.
    2° sim, podemos até dizer que Tomé foi corajoso, apenas pelo simples fato dele não ser hipócrita e ter admitido não crer, porém pode-se ver até mesmo hoje que ninguem tem a mesma medida de fé do outro.(tire por vc mesmo).

    ResponderExcluir
  2. cont. comentário(desviado protestante)
    a unica cosa que não concordo com vc é de vc colocar numa comunidade de evangélicos dizendo para se desviar.
    qual é cara não tens senso de ao crítica?

    ResponderExcluir
  3. Caro anônimo, a paz seja convosco!!

    vou responder por partes conforme seus comentários:

    1- o fato de Jesus saber o que ia acontecer não tirou a responsabilidade de Pedro sobre o fato;Deus sabe de todas as suas escolhas até o dia da sua morte mas vc irá responder por todas assim mesmo, e eu pelas minhas, etc.

    "acho que vc escolheu que Jesus é filho de Deus." ---não foi eu não... Ele o é de fato!!!

    2- concordo com vc... e acho que o texto não nega isso; Cristo quer que cada um confesse sua fraqueza (seja a falta de fé ou qualquer outra) para que possa ser curada (I Jo 1:9), Tomé foi um exemplo de conduta ao não esconder a fraqueza dele, isso que quis ressaltar

    ResponderExcluir
  4. Parte 2: O Desviado Protestante

    bem, quem leu o texto viu sobre o que eu estava falando, e sustento:

    Desvie-se da mentira, venha ela de onde for, mesmo que seja do púlpito da sua comunidade evangélica.

    (inclusive o próprio slogan do blog deixa isso claro)

    sobre o marketing nas comunidades, durmo sono solto ao ter certeza que ninguém deixou os caminhos de Deus por causa daquilo. Como posso ter tal convicção?

    1: quem leu o blog, como vc, viu que o texto é um incentivo ao estreitamento do seu relacionamento com Deus através do conhecimento da verdade.

    2:* Eis o título do fórum:
    "Caro amigo crente: DESVIE-SE"

    se for por causa de um título de um fórum de orkut, que uma pessoa abandona Deus e cai no mundo da perdição, afirmo (com respaldo):

    o coração dela já está na perdição faz tempo e ela nunca conheceu Deus de fato.


    amigo, obrigado pelas críticas, fica aqui o espaço aberto para réplicas (pode assinar teu nome sem retaliações) e deixo um elogio ao seu senso crítico.

    ResponderExcluir