quarta-feira, 27 de abril de 2011

dEUS NA COLEIRA - PARTE 2: COMO FAZER UM dEUS


Recomendo fortemente a leitura de: Colossenses capítulo 2 ; Mateus capítulo 23

Eu li uma reportagem sobre uma pesquisa que apontava o Brasil como o 3° país no mundo aonde mais se acreditava em Deus (link da reportagem). Mas é daí que surge o paradoxo: porque um país aonde se acredita tanto em Deus está cheio de pessoas vazias espiritualmente? A resposta é simples: apesar de quase todo mundo acreditar em Deus, cada um acredita no seu. No Deus verdadeiro mesmo pouca gente acredita. E podemos notar isso comparando o deus que as pessoas acreditam com o Deus da bíblia.

-pergunte a um cristão tradicional se o Deus que ele acredita aceita o funk como forma de louvor. A resposta dele provavelmente será: “Misericórdia irmão!”

-pergunte a um devoto da teologia da prosperidade (do latim: pilantrage) se ele acredita que Deus não está preocupado com o sucesso financeiro dos fiéis. Resposta: “Tá amarrado esse espírito de derrota.”

Com um punhado de declarações sobre o deus que eles acreditam e um pouco de conhecimento sobre o Deus bíblico, fica fácil notar a diferença. Se o deus que a pessoa conhece não veio então da bíblia, ele veio de carnal compreensão (Cl 2:18) e é manipulável como um poodle numa coleirinha azul, guiado pra onde o dono quer.
 Isso acontece, conforme explicado no texto anterior, por causa do desejo do homem estar no comando (exercendo seu julgamento baseado na sua falsa justiça, adquirida quando ele comeu do fruto do bem e do mal) e receber a honra e a glória que deveria ir pra Deus (te lembra alguém? Dica: Lúcif...).

Bem, tem sempre gente que realmente acha realmente que isto que escrevi foi pesado, mas vamos à bíblia.

Quem já leu os evangelhos percebeu o quanto Jesus tratava com “carinho” quem pregava um falso deus com sua falsa doutrina, como os fariseus. Eles recebiam de Jesus vários adjetivos doces, como por exemplo ‘filhos do diabo’ (Jo 8:44).

Fariseu é um termo que na designava alguém separado (no sentido diferente de santo) e era exatamente assim que o fariseu se sentia, separado das outras pessoas, em cima de sua capa de santidade. Eles tinham uma doutrina que os colocava no centro. Era uma doutrina tão dura que tornava Deus inacessível às pessoas (Mt 23:4). O que acontecia é que nem conheciam Deus e nem deixava os outros conhecê-Lo* (Mt 23:13). Jesus explica em Mateus 23:5 a motivação no coração deles, que era receber destaque na sociedade.

Quando alguém promulga alguma doutrina ridícula de devoção voluntária (como por exemplo: tênis Nike é do capeta) esta pessoa não faz isso porque quer o crescimento do Reino de Deus através disto, mas faz isso para satisfazer a sua carne (Cl 2:23). Porque isso serve para as pessoas se sentirem mais próximas de Deus que as outras e assim se sentirem superiores aos demais. Por exemplo, quem acredita que:

-rock não é de Deus, se sente mais santo que o roqueiro.
-mulher só deveria usar saia, se acha mais puro que uma mulher de calça.

[poderia criar outro blog só pra ficar citando exemplos...]

A verdade é que o evangelho de Deus é muito desconfortável para o homem, porque nos mostra um inconveniente fato: somos pobres e fracos pecadores que são destinados a servir alguém, e nosso único poder é escolher a quem servir: Deus ou o diabo. O verdadeiro evangelho é renunciar a si mesmo, é abandonar seu jeito humano de ser. Nesse Deus aí ninguém quer acreditar, prefere um falso deus, mais relax. Toda vez que se fala a verdade ela parece pesada, isso porque as pessoas estão acostumadas com um falso evangelho que é leve demais. Em II Tim 4:3 está escrito que haverá um tempo (que acho que é hoje) em que as pessoas não aguentariam o verdadeiro evangelho e ficariam perto de quem falasse o que elas gostam de ouvir (“irmão, dê um glória porque sua vitória chega hoje!!!”).

Já está na hora de abandonarmos esse deus que nos coloca em destaque, que quer nos fazer milionários**, que só salva quem é parecido com a gente...

Fico aqui durante a aula de álgebra pensando: as pessoas têm criado um deus tão falso que se você tentar viver e pregar o evangelho da cruz acabará sendo considerado um enviado do diabo. Será que você nunca recebeu críticas dos seus próprios irmãos quando quis fazer a vontade de Deus? E se Jesus viesse à Terra de bobeira, à paisana, em qual igreja seria aceito?

“Me tornei seu inimigo porque te disse a verdade.”
Gálatas 4:16

*se tem algum jocumeiro lendo isto você repare que esta prática é exatamente o inverso do propósito da Jocum. Um abraço para os missionários jocumeiros que recebem pedradas porque gostam demais de Jesus.

** o próximo texto será sobre a teologia da prosperidade, se você acredita nessa pilantragem, por favor, prepare-se com argumentos bíblicos que você acha que embasam essa merda e deixe um comentário no próximo texto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário