segunda-feira, 3 de junho de 2013

COMO O CRISTÃO DEVE LIDAR COM ATEUS E GAYS

Já passou da hora de começarmos a viver Cristo em nossas vidas


Na verdade este texto é sobre como o cristão deve lidar com todas as pessoas que são contra a fé dele, escolhi esses dois grupos em especial porque em geral é com esses que ultimamente tenho visto mais embates. O que gostaria de considerar aqui serve de fato para qualquer outra pessoa que de certa forma não seja cristã.

Então vamos ao que interessa, tenho visto nos últimos meses debates, discussões, divergências e até troca de grosserias entre cristãos e ateus e cristãos e gays. Tendo visto a ineficácia desses embates creio que muitos cristãos estão se perguntando em como lidar com a situação. A resposta é tão simples, fácil e esteve à nossa cara o tempo todo, durante mais de dois mil anos. A forma que o cristão deve lidar com estas pessoas é: AMANDO-OS, amando-os como se fosse você mesmo que estivesse na situação deles, amando-os como se sua vida dependesse da salvação deles. Note que eu não disse nada sobre concordar, na verdade eu discordo de todas as pessoas que amo, tem pessoas do meu relacionamento mais familiar que eu discordo tanto que chega a ser discrepante. A única pessoa que amo e estou com maravilhosa concordância o tempo todo sou eu mesmo, olha só! Nem com Deus eu concordo o tempo todo porque se assim o fosse já teria parado de fazer merda na vida.

Mantenha sua espiritualidade, suas convicções, sua moral cristã, não abandone isso, mas AME quem discordar de você: essa é a essência do evangelho! Durante o sermão da montanha Jesus resume ali boa parte do reino dos Céus e sua moral que nos coube saber, e ali são bem claras as palavras:

"Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus." 
Mateus 5:43-48 [grifo meu]



Então se eu me declaro cristão eu não tenho outra opção a não ser amar. O pilar do cristianismo é isso, o sustentáculo de nossa fé está nisso. E se for necessário que façamos alguns sacrifícios pessoais para o bem daqueles que nos maldizem, devemos fazê-lo. Cristo era perfeito, imaculado, filho do próprio Deus e mesmo assim dedicou a vida e derramou o próprio sangue para nós e para eles também. E sendo nós cristãos (que significa “pequenos cristos”) não devemos pois fazer o mesmo?

Falando sobre os ateus (ateus sérios, não os adolescentes da modinha ateísta) eles são simplesmente pessoas que, mediante a escolha de acreditarem apenas no que a racionalidade humana pode conceber e provar, não viram através das provas que analisaram motivos para crer em Deus. Não quer dizer que não tenham moral, para falar a verdade, muitos tem mais moral do que a grande maioria dos religiosos que conheci (só fica aqui um toque: religioso não é cristão, foi a religiosidade que matou Jesus assim sendo a religiosidade é mais inimiga do cristianismo do que qualquer filosofia moderna). Uma vez os ateus vendo o mundo sob uma perspectiva materialista, você acha que seu discurso espiritualista vai surtir efeito? Frases do tipo “você vai ver quando Deus aparecer e você tiver que admitir!!!!” só mostram o quanto quem proclamou a frase está num nível intelectual pré-infantil do “eu vou mostrar que eu estava certo, devolve meu brinquedo”. Na verdade muitos ateus não têm visto motivos para acreditar em Deus porque nós não temos mostrado Cristo em nossas vidas. Estamos nos tornando árvores que só têm folhas: leis, discursos, argumentos, mas não têm nenhum fruto. Cristianismo é fruto!

Quanto aos gays o problema é pior ainda, porque muitos poderiam mudar de vida se simplesmente se sentissem amados. Mas nós falhamos, nós falhamos enquanto cristãos no Brasil. Ao invés de mostrarmos o quanto Cristo é bom nos preocupamos em mostrar como o diabo é mau e o pecado é feio. Como se nós não fossemos miseráveis pecadores.. Como sempre digo: no meio religioso só é pecado se alguém descobre.

Eu não estou falando aqui que você tem que concordar com a perspectiva materialista/existencialista do ateísmo só para agradar um ateu, nem que tem que concordar com a prática do homossexualismo, não! Digo que devemos amá-los como Cristo também nos amou e os ama! Quer mostrar para um ateu que Deus existe? Seja Cristo na vida dele. Quer mostrar para um(a) homossexual que a vida com Cristo é plena e que se entregar apenas aos prazeres não vai trazer nenhuma felicidade? Ande como Jesus andou.

É claro que a opção de não amá-los está sempre à disposição, mas se escolher isso, por favor, não diga que é cristão, já temos pessoas demais fazendo propaganda negativa.



“Me tornei seu inimigo porque te disse a verdade?”
Gálatas 4:16



4 comentários:

  1. Mt bom seu texto! bem simples, sincero e verdadeiro.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Esse foi com toda certeza um dos melhores textos que eu já li na vida! Muito bom e me ensinou muitas coisas.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Esse foi com toda certeza um dos melhores textos que eu já li na vida! Muito bom e me ensinou muitas coisas.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom texto. Curti as palavras naturais sem frescura kk e é claro conteúdo top. Esclareceu umas dúvidas

    ResponderExcluir