sábado, 7 de maio de 2011

A BÍBLIA ÉPICA: A BATALHA DE PAS-DAMIM

II Samuel 23:8-12 (você vai acabar lendo porque não vai acreditar na história que vou contar)

Hoje um texto bem mais light. Algumas partes da bíblia realmente me surpreendem, eu que sempre fui um fã de filmes épicos com grandes guerreiros (Tróia, Gladiador, Rei Artur...) fui realmente encontrar os guerreiros que mais admiro, na bíblia: Os Valentes de Davi. Bastou pouco texto para me surpreender com essa história e honestamente viajo nela até hoje. Vou contá-la, mas antes quero que relaxem e deixem o filme rodar em sua cabeça.

Era um tempo conturbado para Israel, sempre envolvido em guerras constantes com seus vizinhos. Mas os seus maiores inimigos naquela época sem dúvida eram os Filisteus. Entre os numerosos confrontos existentes, alguns pareciam claramente favoráveis ao inimigo, mas é quando a vitória parece impossível que os heróis são forjados.

Campo de Pas-Damim, uma multidão de filisteus afronta Israel, os israelitas batiam em retirada. Sobraram apenas 4 homens: Davi e seus três valentes, sendo estes Eleazar, Samá e Josebe. Quando todos corriam na direção contrária estes se levantaram e enfrentaram os filisteus. Três homens contra vários.

Josebe naquela tarde épica matou oitocentos homens. Eleazar feriu tantos filisteus a ponto de sua mão grudar à espada e não conseguir soltá-la. Quando os filisteus se ajuntaram em multidão e o povo de Israel corria amedrontado, Samá colocou-se em pé no meio de um campo de lentilhas e feriu a todos, mais tarde o povo voltou apenas para recolher os despojos. Naquela tarde o Senhor operou um grande livramento usando a vida de apenas 3 homens.

Às vezes me pego montando esta cena em minha cabeça: um homem matando oitocentos, outro que de tanto guerrear não conseguia largar a espada e um homem de pé sozinho em um campo contra uma multidão inteira. Bem melhor que qualquer filme que tenha visto.

[Caso você tenha amigos que gostem de RPG, guerras, histórias épicas, estratégias, etc, talvez esta história seja um bom início de conversa para apresentar a ele a bíblia de uma forma diferente]

Um comentário: