quinta-feira, 11 de agosto de 2011

GERANDO E PARINDO UM PECADO


"Nossa já tá grande hein? Desse jeito esse adultério deve nascer semana que vem..."




WARNING:
O texto é uma continuação do anterior, convém lê-lo antes. Mudei o título que havia sugerido.
O texto se baseia em Provérbios capítulo 23 versículo 27 em diante. DEVE lê-lo antes. (clique aqui)
Relembrando que clicando nas referências elas abrem o link para o texto.


Não vou e nem quero fazer uma análise teologicamente falando (até porque eu não gosto disso). Isto é sobre o meu ponto de vista do assunto que pode não ser o mais correto e está longe de ser o único, porém é o mais perto que pude chegar da realidade com o que tenho recebido até hoje.

Todos sabemos o que é um pecado consumado, mas aonde ele começa?

Etapa 1: Você só peca em algo que você tem o desejo de fazer, algo que lhe pareça agradável. (Tg 1:14)
Você só pode ser tentado por aquilo que gostaria de fazer se fosse permitido. Isso é muito óbvio e não necessita de muita análise para verificar a veracidade desse fato. Por exemplo: abomino cigarro e portanto um maço de cigarro não me oferece tentação.



Etapa 2: uma vez o desejo firmado, você busca ocasiões aonde ele pode ser saciado facilmente. (Pv 23: 27-30)
Essa para mim é fase crítica, porque aqui você ainda não pecou efetivamente mas se rapidamente não sair desse estado IRÁ PECAR COM CERTEZA. Eu chamo esta parte de ‘criando coragem para pecar’.



Etapa 3: persistindo no estado anterior você irá começar a ponderar sobre os prazeres que o seu pecado pode lhe proporcionar e o quanto eles são únicos e valiosos. (Pv 23:31-33)

É nessa etapa que tentamos nos justificar perante Deus sobre o pecado que iremos cometer em breve. Coisas do tipo: “todo mundo faz”; ”não tem nada haver”; ”só dessa vez”; ”não dá pra resistir”; e muitas outras picaretagens criativas (porque nessa hora a retórica flui né...).



Etapa 4: por fim você perde o controle sobre si mesmo. (Pv 23:34-35).
E é exatamente nesse ponto que sem dor nenhuma nasce o seu pecadinho que você gerou com tanto carinho. Aqui você já não pensa em nada mais além de como fazer o seu pecado ser melhor executado possível.



Regra de ouro: o pecado é concebido antes de ser cometido.


Bem, essa é minha visão sobre como o pecado acontece. É errado porém dizer que pra todos os pecados as etapas acontecem da mesma forma. As etapas descritas se aplicam perfeitamente aos pecados da carne, que por sinal é o assunto do capítulo base. Acho que para alguns a quarta etapa é branda, ainda com tudo acontecendo podemos abortar o pecado (como por exemplo o roubo: o ladrão está muito consciente do que faz, não perdeu o controle sobre si mesmo). Mas as outras etapas eu observo em praticamente todos os pecados (pode ter exceções, porém não muitas).


O pecado pode ser abortado com segurança na primeira etapa. Caso não seja possível matar o desejo, evite ficar na segunda etapa (porque nem sempre podemos evitar cair nela). Chegando na terceira etapa, é quase certo que irá pecar, salvo que aconteça uma intervenção divina direta (que nem sempre você vai querer que Ele faça isso pois está louco pra pecar). Na quarta etapa já pecou, já era, não tem reversão. Mesmo que o ato em si não se consolide (o que é dificílimo de acontecer porque você já planejou para que nada te atrapalhe a pecar competentemente) você já pecou em seu coração, o que é mesma coisa.

Como exemplo de tudo que quis dizer, vou ilustrar com uma historinha o título:

Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Mateus 5:28


Joaozinho é advogado, casado, pai de dois filhos. Um belo dia chega no escritório uma nova estagiária: Mariazinha, que Joaozinho acha muito atraente (Etapa 1). Mariazinha tenta seduzir Joaozinho, que por achar ela muito bonitinha, nada faz para impedir (Etapa 2). Ela então declara todo o seu amor por Joaozinho e ele,mesmo casado, não a repreende (insistência na Etapa 2). 

Ela o convida para ir em sua casa, com o pretexto de jogar banco imobiliário. Ele começa a pensar de como ela é linda e que nunca mais vai ter uma chance com uma mulher como aquela porque era uma oportunidade única na vida (Etapa 3). Ele então pensa que um encontro só não faz mal, além de todo mundo fazer isso não era justo que ele passasse a vida toda e tenha namorado apenas uma mulher (Etapa 3). Ele então aceita o convite, fica marcado para o outro dia à noite. Usando uma desculpa esfarrapada para com sua família, ele pega seu carro e guia em direção ao ponto de encontro (semi-Etapa 4). Porém no meio do caminho o carro quebra e ele acaba não chegando ao destino e consequentemente ele não encontra Mariazinha.


Peguntinha: mesmo não tendo se encontrado com Mariazinha, ele traiu sua esposa?

[quem achar que a opção “Não” é a correta, por favor coloque nos comentários pois desejo estudar seu pensamento e como chegou a essa conclusão]

Então, antes que seja tarde demais, aborte o pecado. Termino com um versículo que foi dito por Deus a Caim quando este pretendia matar Abel e que hoje serve para nós quando estamos com o desejo de pecar:

“[...] o pecado jaz à porta, e sobre ti está o teu desejo, mas cabe a você dominá-lo”
Gn 4:7


"Me tornei seu inimigo porque te disse a verdade?"
Gálatas 4:16




Nenhum comentário:

Postar um comentário