sexta-feira, 19 de agosto de 2011

AS COISAS ACONTECEM...

Meu amigo, larga de ser besta e vai viver a vida...

Muitos querem achar um sentido em tudo que acontece. Nessa busca inútil chegam a conclusões quase sempre erradas: "foi a vontade de Deus"; "foi por causa de pecado"; "foi falta de oração".. e por aí vai...
Primeiro acho extremamente inútil e imoral quando as pessoas analisam a vida de terceiros. Me recuso a escrever para estes portanto vou me ater a quem analisa a própria vida. 


Eu pouco posso falar por mim mesmo a respeito da vida, estou nela há apenas duas décadas. Mas o que a bíblia ensina é que a vida humana não é determinista em todos os pontos, muitas vezes ela é aleatória. Algumas coisas simplesmente acontecem e não foi consequência de nossos atos, aconteceu!! 


"Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento."
Ec 9:2


Quanto ao fato de ter sido ou não vontade de Deus que algo acontecesse é um assunto complexo. Existem algumas linhas de pensamento: uns acreditam que nada que acontece é vontade de Deus, esses são ateus. Outros acreditam que tudo que acontece é vontade de Deus, esses geralmente são devotos da predestinação. Eu tenho uma opinião muito forte, profunda e embasada a respeito disso: tanto faz! Não gosto de nenhum dos extremos que citei, mas se algo que aconteceu na minha vida foi vontade de Deus ou foi só acaso pra mim não importa. Só sei que aconteceu, e tudo que acontece, por mínimo que seja, Deus usa para me ensinar e me moldar de alguma forma. 




Por experiência própria, quando algo de ruim de acontece e é fruto de um comportamento errado meu, o Espírito me adverte sobre isso para que eu possa tentar me corrigir. Mas algumas vezes acontecem coisas ruins que não foram fruto de um erro , só aconteceram.  


[Momento filosófico bíblico em andamento] Sabe, a vida é de uma complexidade tão grande que foge à nossa capacidade de processar seu determinismo, portanto ela passa a ser para nós aleatória. Algumas coisas que parecem não fazer sentido acontecem e na busca de querer dar um sentido em tudo é que a vida fica mesmo sem sentido. Às vezes quem se preparou menos que você se dá melhor, o pior jogador consegue carreira e outros melhores não, às vezes o carro bate, a casa cai, você sofre assalto (eu tenho 4 no currículo), às vezes o ímpio desonesto tem uma condição de vida melhor que a sua, pode acontecer de apesar de você merecer o melhor lhe aconteça o pior... e aí, você vai fazer o quê? Culpar Deus? Sentar, colocar as mãos na cara e chorar? Ou vai viver plenamente apesar de tudo?


"Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos."
Ec 9:11



A bíblia aconselha a viver plenamente, aproveitando com alegria e gozo o que você tem em mãos (mesmo que seja pouco). Te encoraja a fazer coisas que você sempre quis fazer (desde que não seja pecado e você não fuja de seu propósito né...) porque seu tempo na Terra é curto. Quer sorrir? Sorria!! Quer dançar? Dance!! Gosta de alguém? Fale!! O que você não deve fazer é querer achar sentido em tudo.


[Momento metáfora ligado] Tem dia que chove. Enquanto chove uns ficam a pensar que fenômenos naturais causaram aquela tormenta, outros ficam a calcular quais fenômenos espirituais causaram aquela tormenta, outros ficam raciocinando qual pecado do povo que causou aquela tormenta, e eu? Eu tô correndo com meus amigos no meio da água brincando de pega-pega enquanto morro de rir com aquela chuva boa...

Crianças fazendo reflexões profundas sobre o motivo da chuva...



Excepcionalmente hoje trocarei o tradicional Gálatas 4:16 por esse versículo aí:




"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma."
Ec 9:10


[Dedico este texto para uma pessoa que sem saber me deu a idéia de escrevê-lo...]

 A vida é simples como um bolo de milho!

4 comentários:

  1. Há ainda um outro problema, àqueles que se escondem numa mar de lógica e análise desenfreada que os leva a simplesmente conclusão nenhuma, ou a uma conclusão superficial e/ou incorreta das coisas. Tais pessoas não enxergam que a simplicidade muitas vezes é o que guarda a essência. E é a essência que deve ser buscada.Como dizia G.K.Chesterton:

    "A simplificação de qualquer coisa é sempre sensacional."

    ResponderExcluir
  2. Ponderar exageradamente sobre tudo o que aconteceu é como assistir a vida como espectador crítico, quando na verdade, deveríamos estar atuando. Qualquer análise que não tem como objetivo modificar-se para viver melhor é uma análise morta. Muitos analisam tanto que deixam de agir por medo de perder algo, até a própria vida. Isto é um grande paradoxo pois quem se priva de viver com medo de perder a vida na verdade não está vivendo, então o que tem ele a perder? A ciência e a segurança podem prolongar a existência do homem, mas só o evangelho bem vivido pode acrescentar vida nessa existência.

    "Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará."
    (Eclesiastes 11 : 4)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas palavras de sabedoria Eric. Chesterton já ganha minha admiração por sua causa.

    ResponderExcluir
  4. muito bom o texto....nós realmente devemos viver ( e morrer, se é que me entende) enquanto ainda temos tempo.... "Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, em que trabalhou debaixo do sol, todos os dias de vida que Deus lhe deu, porque esta é a sua porção." (Eclesiastes 5:18) eu amo esse livro.. devemos aproveitar o que é bom que o mundo(não mundo no sentido bíblico) oferece

    ResponderExcluir