sexta-feira, 1 de julho de 2011

FICANDO FORA DE FORMA – Emoções

São tantas emoções...














Decidi escrever sobre isso porque já fazia parte da série mas porque também ultimamente aconteceram dois fatos interessantes. O primeiro é que eu estava ouvindo o hino da ‘UEFA champions league*” e um pastor amigo meu ao ouvir a música disse: “nossa que música bonita, tô até arrepiado, que unção!”. E a outra aconteceu comigo semana passada, eu sou um telespectador semi-assíduo do programa Ídolos. Estava eu em casa tranquilo assistindo o programa e era a vez da Karielle Gontijo se apresentar, aí ela entrou cantando “Evidências” e cantou de uma forma tão emocionante que eu arrepiei do pé à cabeça. 

Contei esses dois fatos porque achei interessante meu arrepio, pois se fosse uma música gospel eu poderia até pensar que foi um mover do Espírito (como o pastor que se confundiu com o hino da UEFA). Tenho 17 anos de igreja e a maioria das vezes que “aconteceu” algum mover na igreja não passou de emoção. Como posso saber? É simples: durava pouco tempo. Em alguns dias sempre voltava ao 'normal'. Não preciso falar de alheios, posso falar por mim mesmo. Quantas vezes fui em congressos, acampamentos, encontros e saía de lá “flutuando” mas quando se passava uma semana eu estava igualzinho eu era antes do “mover”. 
Não sou e nem quero ser fiscal da obra, não quero perder tempo analisando a vida de outras pessoas. Mas que cada um examine a si mesmo. Como saber se o que você sentiu foi um verdadeiro mover de Deus ou se apenas foi emoção do momento? Pelos frutos. As maiores obras de Deus na minha vida foram em momentos de quase nenhuma emoção, mas foram essas que deram frutos e realmente mudaram minha vida. Não existe um encontro com o Espírito Santo do qual você sai da mesma forma, e o mover de Deus também não tem prazo de validade, ele não “esfria” . O que desvanece são suas emoções, por isso que muitas vezes você sai de um congresso pregando até pra árvore na rua e em três dias você estava igualzinho (ou pior) que estava antes. Emoção não dura, ela acaba. É por isso que as vezes “caímos no Espírito” mas em breve a gente nem se lembra disso e com o tempo já não faz diferença nenhuma em nossas vidas. Emocionalismo. Afinal, é possível andar na carne e cair no espírito?

Prazo máximo que já vi uma emoção durar...

Definitivamente o evangelho não envolve emoções. Procuremos nos policiar para que não sejamos apenas emotivos mas sim práticos. Eu já fui uma pessoa que precisava de um choque 220v para acreditar que Deus estava falando comigo. Questionava muito ao Senhor que me desse um “sinal” quando  Ele estivesse falando. Mas então o Espírito Santo falou ao meu coração: “o cristão maduro não precisa de sinais para ouvir a voz do Senhor.”.  
Então sede vigilantes, Deus pode estar falando com você e você não está atento porque não “sentiu” nada.


"Me tornei seu inimigo porque te disse a verdade?"
Gálatas 4:16

*Pra quem não conhece UEFA é um campeonato de times europeus (equivalente à Libertadores) e o hino da UEFA é tocado toda vez que tem um jogo por esse campeonato. Realmente é uma melodia bonita.

2 comentários:

  1. ERREI AQUI:
    "por isso que muitas vezes você sai de um congresso pregando até pra árvore na rua e em três dias você estava igualzinho (ou pior) que estava antes."

    os verbos 'estar' e 'sair' estão em tempos verbais diferentes.

    o verbo 'estar' deveria ser usado no presente: 'está'.

    [bem que poderia ter poupado o mundo deste momento que não fez diferença nenhuma no sentido do texto, mas vamos prezar pelo bom português não é mesmo?]

    ResponderExcluir