terça-feira, 13 de setembro de 2011

RITUAIS GOSPEL



Postura correta para oração aos domingos


As práticas das quais falarei hoje em si não são pecado, o erro está em colocá-las como necessárias para um relacionamento com Deus.


O relacionamento com Deus é pessoal e cada um tem a liberdade de viver isso da sua maneira, mas não deve-se avaliar a forma com que o outro se relaciona com Deus de acordo com os seus padrões. Digo isso porque alguns têm o costume de só orar de joelho, outros falam com Deus de uma forma homérica e shakesperiana... Estes atos em si não são pecado, o erro consiste em crer que a forma com que se relaciona com Deus te coloca mais perto dEle e acima dos outros. Isto é religiosidade pura e sem mistura.

Se alguém tem o costume de só orar de joelhos, faça isso de coração, mas não ache que o fato de você estar de joelhos ou de ponta cabeça vai mudar alguma coisa. A posição do seu corpo ou disposição do seu vocabulário são atitudes vagas se isto não refletir seu coração, e por outro lado, se o seu coração estiver de fato rendido ao Senhor você pode orar até de cócoras e falando ‘caipirês’ que será muito válido.
Sabia que se você orar assim, Deus também ouve!?


Muitos (não todos) criam costumes com pretexto de falsa humildade e almejando algum destaque.

“Eu só oro de joelhos porque respeito muito Deus e acho errado conversar com Ele igual converso com qualquer um.” ; “Eu falo com Deus com um exemplar da Novíssima Gramática do Cegalla na mão porque quando a gente vai no Fórum perante o juiz a gente não tem que falar corretamente? Pois é, devemos tratar Deus com o mesmo respeito!” ; “Não se deve adorar a Deus de camiseta e bermuda..” 


As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.”
Cl 2: 22,23


Quando Jesus esteve na Judéia o que mais escandalizava os judeus era a forma com que Ele se relacionava com Deus. Os judeus têm um extremo temor e zelo com Deus e na mente deles Deus é um ser distante a quem devemos simplesmente obedecer. Quando Jesus veio, quebrou esse paradigma pela forma íntima de se relacionar com Deus. Jesus se referia a Ele como ‘paizinho’ (o famoso Abba-Pai) e tinha um relacionamento tão íntimo com Ele que isso incomodava os judeus.


Eu e o Pai somos um.   [Disse Jesus]
Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar.”
Jo 10: 30.31


Deus criou o homem também principalmente para se relacionar com Ele, era isso que fazia no Éden (Gn 3:8,9) . Então devemos nos relacionar com Deus. Deus não é funcionário público, não é oficial de Justiça, não é diplomata, não é Juiz de Direito, Deus é nosso Pai! Assim nosso relaciomento com Ele deve ser sem reservas, sem barreiras, não como alguém distante, mas como alguém bem próximo de quem pegamos o chinelo emprestado e temos a liberdade de rir até chorar ao seu lado.

Deus na verdade sempre quis ter um relacionamento com os judeus, assim como ele quer ter com você, não crie barreiras!
Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!”
Mateus 23:37



"Me tornei seu inimigo porque te disse a verdade?"
Gálatas 4:16




Nenhum comentário:

Postar um comentário