quarta-feira, 11 de maio de 2011

COBRAR PARA PREGAR


Mateus cáp 10  (acho que você já sabe o que fazer: LEIA!)

 Ano passado esteve em minha cidade um pregador conhecido da mídia para pregar  e era cobrada uma entrada de R$10,00 para assistir a palavra. Não vou escrever o que pensei na ocasião porque não quero baixar o nível aqui, mas foi bem pior que "macacos me mordam".

Cobrar para pregar a palavra de Deus é uma coisa que não só denota falta de sabedoria cristã como também falta de cárater. Eu não pago ingresso para assistir pregação, e te recomendo a fazer o mesmo. E se eu liderasse alguma igreja não ia pagar pregador nenhum que cobrasse para pregar lá.

Mas aí vem sempre um desinformado: "Mas Felipe, digno é o obreiro do seu salário!" Então tá bom, vamos ao manual.


Este versículo, do digno é o obreiro do seu salário, é uma parte da fala de Cristo aos seus discípulos quando os envia a pregar aos judeus. Depois Paulo o cita em 
I Tm 5:18 com o mesmo sentido (é claro, porque Paulo não ia negar as palavras de Cristo). Neste texto, Cristo não fala que é justo que o pregador receba alguma recompensa pela pregação, muito pelo contrário, Ele orienta que os discípulos não ajuntem NADA pelo caminho, que Deus iria usar pessoas para sustentá-los.

"[...] de graça recebestes, de graça dai.
Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos,
Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento.
E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis."
Mateus 10:8-11

No livro de Lucas que trata do mesmo assunto, quando Jesus vai enviar mais setenta Ele faz a mesma recomendação.

"Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho.
                                                                                   [...]
E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa."
Lucas 10: 4 e 7

É claro que quando alguém for pregar em algum lugar, além de sustento e lugar para ficar, devemos abençoar o sujeito de alguma forma. O que não é a mesma coisa que cobrar um cachê para pregar.

COBRAR PARA PREGAR É UMA PILANTRAGEM DAS MAIORES!!

O cara recebeu de Deus a sabedoria para pregar, ele não sabia nem ler direito e o Espírito Santo lhe deu o dom para anunciar o evangelho, e agora ele vai cobrar pra fazer isso?

E quem não tiver dinheiro pra pagar a entrada? Se o cara for pobre ele não tem direito ao evangelho?

E ainda tem o fato do sujeito estar falando de um livro QUE NEM FOI ELE QUE ESCREVEU!!!
Criatura, se você quer cobrar por alguma coisa, que pelo menos o livro seja seu né...

E se Jesus cobrasse para morrer na cruz?

O dinheiro cobrado por pregações vem impregnado do sangue de almas que estão lá fora mas não vão receber a pregação porque o pregador precisa comprar um carro do ano. "E o perdido? Dane-se! "


E encerrando ainda no capítulo 10 de Mateus:

"E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim."
Mt 10:38

Será que você ainda acha que a frase: "digno é o obreiro do seu salário" é usada pelos "artistas da pregação" no sentido que Jesus disse? Era o evangelho de Cristo pro enriquecimento do pregador? Jesus mandou colocar catracas para cobrar entrada no sermão da montanha?


"Me tornei seu inimigo porque te disse a verdade"
Gálatas 4:16


3 comentários:

  1. Parabéns!A verdade realmente incomoda quem não está firmado naquilo que é realmente puro e santo,porque nele não a verdade!

    ResponderExcluir
  2. Além de cobrar a entrada, exigem segurança, mesas de frutas etc. Aproveitam e vendem lencinhos ungidos,tolhinhas santas, moedas de chocolates milagrosas e por ai vai a pilantragem....

    ResponderExcluir
  3. Olha está sua afirmação, eu tbm concordo, até que enfim um para esclarecer oque eu tbm penso. Obrigado Deus abençoe.

    ResponderExcluir