terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Rede Globo - Festival Promessas e pregações...


Não, a Globo não se rendeu aos pés do Senhor...




Para informar aos felizes leitores que não acompanham a programação da TV aberta brasileira, domingo passado, 18 de dezembro, a Rede Globo exibiu um festival de música gospel denominado “Festival Promessas” que reuniu cantores conhecidos  do cenário gospel brasileiro.

Tem duas vertentes que tenho visto, ouvido e lido muito a respeito do ocorrido. Alguns dizem que enfim os diretores da Rede Globo estão se quebrantando e uma grande obra está acontecendo naquela emissora, outros estão extremamente nervosos acusando a Globo de agradar aos evangélicos para conseguir sua audiência mesmo sendo uma emissora que sempre atacou os valores cristãos. Eu acho que as duas vertentes estão erradas.


Primeiro que quem acha que a Globo está valorizando os evangélicos porque quer que a palavra de Deus seja pregada ao Brasil é de uma inocência digna de pena. Se para nós o evangelho é sagrado, para a Globo é um mercado, e um mercado que rende lucros. Cresce 8% ao ano e já movimenta algo em torno de 1 bilhão de reais. Então não se engane, a Globo (e não só ela) está de olho é no ‘faz-me rir’, no dinheiro, e só isso.

Por outro lado há quem saiba disso e fique um pouco nervoso que o nome de Deus seja usado com estes fins e que a Globo fique ali fingindo que se importa só para ter audiência entre os evangélicos. A estes fica a dica: realmente é revoltante que o nome de Deus seja usado com estes propósitos, mas meu amigo se fosse só a Globo que fizesse isso eu daria pulos de alegria. Desde que se tem registro histórico o nome de Deus tem sido usado como ferramenta de dominação, lucros, guerras, machismo, feminismo, revoltas, porfias, invejas e por aí vai... Se hoje tivéssemos o poder de fechar todos os lugares que usam o nome de Deus com outros fins a não ser glorificá-Lo, quantas portas ficariam abertas? Quantos blogs seriam encerrados? Não coloco a mão no fogo pelo meu...

Em Filipenses capítulo 1 (se você clicar ->aqui<-  pode conferir) Paulo fala sobre pessoas que estavam pregando a Cristo por inveja, por porfia, por contenda e por vários outros motivos nada românticos. Mas sabe o que ele acha disto? Tanto faz, contando que o evagelho seja pregado...

Não me importa o que se passa na cabeça de quem está lá em cima porque umas dessas pessoas aqui embaixo pode ter sido transformada...


Então mesmo que a Globo esteja pasando o festival pra fazer birra na Record, para ganhar dinheiro, para pagar de ‘santinha’, seja para o que for, se é a palavra de Deus que está sendo anunciada , para mim tudo bem. Se um pregador sobe no púlpito para pregar com o seguinte pensamento:
“Hoje vou pregar tão bem que a menina do banco da frente vai me achar bonitão.”   
Sabe qual minha opinião a respeito? “Ok, então tá bom. Desde que você não fale besteira sua motivação não me importa.”

Porque se a pregação dependesse da motivação.... prefiro nem comentar!!
Na verdade prefiro sim, mas no próximo texto...


"Me tornei seu inimigo porque te disse a verdade?"
Gálatas 4:16





Um comentário:

  1. Errata:
    "[..]porque umas dessas pessoas aqui embaixo pode ter sido transformada..."

    Não existe 'umas' digitei um 's' a mais.

    ResponderExcluir