quinta-feira, 9 de julho de 2015

O PAPA PISOU NA BOLA, E FEIO

*Apesar de este ser um blog dedicado a melhorar nossas vidas através das Escrituras, decidi fazer este texto para mostrar a que ponto os cristãos podem chegar quando se afastam da sã doutrina revelada como única fonte de fé e prática,a saber, a Bíblia Sagrada

Apesar de ter dito "Esto no esta bien" o Papa recebe com um sorriso a maior ofensa ao cristianismo dos últimos tempos

Creio que neste momento a imagem acima já deve ter corrido o mundo e ganhado destaque na mídia mundial, não é para menos, na imagem acima podemos ver o representante máximo da Igreja Católica (cuja importância e peso dispensam comentários) recebendo nada mais nada menos que uma das maiores blasfêmias a um símbolo cristão que se teve notícia nos últimos tempos. Trata-se de um "crucifixo" forjado sobre o símbolo representativo da ideologia inspirou (e ainda inspira) a produção em larga escala do maior número de mártires cristãos de todos os tempos. Tenho visto muitos comentários de católicos conservadores tentando amenizar o fato se apoiando em uma fala do Papa aos 0:45s do vídeo abaixo quando o pontífice disse "Esto no esta bien" (Isto não está certo).


De fato ele disse isto, mas esta fala vale tanto quanto pedir 'desculpa' a quem se acaba de desferir um golpe mortal. 

Já não é de hoje que o Papa tem demonstrado posições ideológicas que são favoráveis ao comunismo, em um passado não muito distante ele disse sobre a economia de mercado liberal:

"Assim como o mandamento «não matar» põe um limite claro para assegurar o valor da vida humana, assim também hoje devemos dizer «não a uma economia da exclusão e da desigualdade social». Esta economia mata." 

Papa Francisco, Exortação Apostólica EVANGELII GAUDIUM, parágrafo 53 [1]



O "crucifixo" recebido pelo Papa hoje não está fora do contexto e nem é uma disparidade com as posições da Igreja Católica acerca de algumas bases da ideologia socialista:

"Aquele, porém, que se encontra em extrema necessidade, tem direito de tomar, dos bens dos outros, o que necessita" 
Bula Alegria e Esperança [2]

O presente de Evo Morales também não fica em dissonância com o evento da visita papal à Bolívia pois esse evento está recheado de movimentos revolucionários que saíram em comitivas de toda a América Latina para encontrar com o Papa. O sentimento dos revolucionários em relação ao Papa Francisco pode ser aferido na fala de João Pedro Stédile, líder do MST, antes de partir em comitiva para encontrar o pontífice:

"Assim como o capitalismo tem o Obama, nós temos o Papa Francisco" 
João Pedro Stédile, líder do MST  [3]

Há de se notar também que o Papa é uma figura religiosa e política muito importante e há um esquema de segurança rigoroso em torno dele tanto para sua proteção física quanto para sua proteção moral, ou seja, nenhum presente chega às mãos do Papa sem antes ser verificado.  Primeiro certificam que nenhum presente seja danoso à integridade física do Papa, e também nenhum presente chega às mãos do Papa sem antes garantir que não será uma coisa ofensiva para a fé Católica (isso é um procedimento que visa evitar tanto insultos morais quanto desconfortos diplomáticos como, por exemplo, ocorreria se alguém presenteasse o Papa com uma suástica ou um objeto sexual). Nota-se então que até chegar às mãos do Papa nenhuma autoridade religiosa católica da comitiva do Papa que avaliou o "crucifixo" viu nele algum insulto ou problema. 

Mas o mais interessante de tudo é a origem do "crucifixo". A imagem de Cristo crucificado sobre um símbolo comunista foi concebida pelo jesuíta espanhol Luis Espinal Camps que foi um padre revolucionário assassinado na década de 80 na Bolívia. A respeito da ideologia defendida por tal jesuíta creio que uma imagem fala mais que mil palavras:

O "cristianismo" defendido por Luis Espinal [4]

Acontece que logo após desembarcar de seu avião que aterrissou no aeroporto em 'El Alto' a primeira coisa que o Papa fez foi interromper seu trajeto até La Paz, para homenagear Luis Espina rezando em frente a seu túmulo, e a respeito de Luis Espina o Papa declarou:

"Me detive aqui para saudar-vos e sobretudo para recordar. Recordar um irmão, um irmão nosso, vitima de interesses que não queriam que se lutasse pela liberdade na Bolívia." 
Papa Francisco em homenagem a Luis Espina[5]


Outro fato que é importante ressaltar é que o um dos presentes que o Papa está usando é um medalhão com o mesmo desenho do "crucifixo" e nota-se nos primeiros segundos do vídeo acima que o Papa reparou bem nos medalhões antes de recebê-los.

Por que o Papa não reclamou quando recebeu este medalhão?


Então o que os fatos demonstram é que o Papa não foi vítima de uma brincadeira de mau gosto ou recebeu um presente fora do contexto do que tem pregado e vivido. Somente foi vítima da consequência inevitável de quando nos negamos a ter a palavra de Deus como única fonte de  fé e doutrina: quando não se tem uma regra de fé absoluta, QUALQUER COISA pode vir a ser regra de fé. O que ocorreu hoje foi apenas consequência de séculos de abandono da sã doutrina e a crença pueril de que a Revelação foi colocada sob a autoridade de homens. 


"Me tornei seu inimigo porque te disse a verdade?"

Gálatas 4:16






[1] http://www.agencia.ecclesia.pt/dlds/bo/EVANGELIIGAUDIUMPapaFrancisco2013CEP.pdf

[2] http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19651207_gaudium-et-spes_po.html

[3]http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/07/1653509-na-bolivia-lider-do-mst-diz-que-eles-tem-obama-e-nos-temos-francisco.shtml

[4] http://www.semanarioaqui.com/index.php/editorial/3686-espinal-es-un-ejemplo-para-admirar-y-seguir

[5] http://es.euronews.com/2015/07/09/francisco-rinde-homenaje-al-jesuita-espanol-luis-espinal-camps-a-su-llegada-a/