sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

AMAI AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO, NÃO MAIS QUE A TI MESMO!

Se você, mentalmente, cantou a musiquinha de comer barata, na boa: você tem probleminha....hahahaha
(eu cantei....hahaha)


"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo."
Mateus 22:37-39



Jesus, quando discorria este texto, respondia a um doutor da lei judaica sobre qual era o grande mandamento . E Jesus com grande sabedoria resume toda a lei nestes dois mandamentos (Gl 5:14). Até hoje eu pensei neste segundo mandamento sempre olhando pelo lado de que amamos ao próximo menos que a nós mesmos. Mas ouvindo um programa do Olavo de Carvalho ele disse uma frase que me despertou a atenção: “Não devemos amar ao próximo mais que a nós mesmos”. E então comecei a refletir sobre o outro lado deste mandamento. Um ponto de vista que não havia enxergado antes. É claro que estas palavras de Jesus não se limitam apenas a dois pontos de vista, muito menos aos meus dois pontos de vista, mas vale apresentar mais uma faceta da rica e profunda Palavra de Deus para que possamos crescer em nosso conhecimento dentro do que nos coube saber da Verdade.

Eu penso que na grande maioria dos casos a tendência é que amemos aos outros menos que amamos a nós mesmos, mas tenho percebido que também não são raros os casos aonde muitos de nós amamos mais ao próximo que a nós mesmos e sim, isto é um problema. Não estou falando de fãs histéricos e aquela idolatria que se faz aos famosos porque aí já estão amando ao próximo mais do que ao próprio Deus.

Existe um grande problema quando amamos ao próximo mais que a nós mesmos, um problema de identidade, de auto estima (não, este não é um texto de auto ajuda, eu não acredito em auto ajuda acredito em ajuda do alto -- nossa, que frase gospel!). Tendo base racional ou não, muitas vezes temos a tendência de amar ao próximo mais, de acreditar que outro é mais digno de ser amado do que nós. Algumas vezes este sentimento é acarretado por um trauma, rejeição, palavras que foram ditas e causaram danos. Esta ferida pode fazer que a pessoa se sinta menor e abaixo das outras. (Se este é seu caso meu caro, busque Deus e sua palavra, e caso seja possível, um amigo de confiança que irá te ajudar).

Mas hoje eu quero escrever sobre a baixo auto estima gerada por uma falha de caráter. Talvez você olhe para alguém com baixa auto estima e fica com peninha dele... Porém, em alguns casos, ali está se escondendo um terrível juiz. A Bíblia diz que quem cava uma cova nela cairá (Pv 26:27), e que o que contamina o homem é o que sai da sua boca (Mt 15:11). Muitas pessoas que têm problemas com baixo auto estima são assim porque são exímios críticos da vida alheia. Aquele que costuma rebaixar aos outros por questões financeiras, físicas, espirituais, sociais, etc. só tem dois caminhos: ou se acha perfeito e acima de todos (em Filipenses cap 3 Paulo fala sobre os religiosos que se baseavam em seu ‘currículo’ se achando iluminados e cujo deus era o próprio ventre) ou então algum dia, não muito tardio, se descobre um imperfeito e se rebaixa.

Por exemplo: quem se exalta baseado em sua beleza física e usa esse critério para rebaixar alguém fica sensível a esse julgamento e é facilmente derrubado por ele. Todo aquele que se rebaixa por ser pobre é também um opressor daquele que é mais pobre que ele. Um grande amigo, a saber Gabriel Tordoya,  me disse que criticamos nos outros o defeito que vemos em nós mesmos. Então devemos ter cuidado porque a baixo auto estima pode ser o fruto que colhemos da plantação que fazemos na horta do próximo. A crítica pesada que impomos é a arma que irá nos matar.
"Ninguém te ama porque você é feio, magrelo, careca e bobão!"

Ame-se como você ama o próximo! Mas faça isso sem julgar ou criar hierarquias. O fato de alguém ser mais bonito, ou mais talentoso, ou mais rico, ou mais famoso, não é motivo para que ele seja mais amado. Se você não se sente amado porque é feio, pobre ou ruim na escola é porque acha isso um critério válido para o amor, e consequentemente, você rejeita quem é inferior em algum aspecto. Muitas pessoas fazem esforços homéricos na tentativa de serem perfeitos porque acham que este é o caminho para ser amado. Isso leva a um grande abismo pois ninguém jamais será perfeito. Deus nos ama como somos, com todas as imperfeições e falhas, Ele entregou sua vida por todos: desde o melhor guitarrista do mundo a você que espanca esse pedaço de madeira que chama de ‘violão’. Se você não se achar digno de ser amado, não pode sentir o amor de Deus por você.

E quanto às pessoas que te amam, se elas realmente te amam não é por causa de algum aspecto em que você se destaca. Se alguém “te ama” só porque você é a mais bonitinha do grupo (o que não é grande coisa visto alguns grupos que conheço), use todo o seu amor e carinho e mande essa pessoa para a   %^&*#@  !!!   (cada um aqui substitua pelo insulto que a margem da sua inocência permite chegar)




 "Me tornei seu inimigo porque te disse a verdade?"
Gálatas 4:16



P.S.:  Uma dica para os rapazes: pára de amar essa menina mais que a ti mesmo cara, se valoriza, seja homem!!! (tirando a parte do "seja homem" serve para as moças também =P   )