terça-feira, 4 de setembro de 2012

ATEÍSMO, MAIS UMA “RELIGIÃO”

"Irmãos, olhai e vê: a evolução é a verdade!!"






Óbvio que existem exceções ao texto abaixo, falo em linhas gerais. Além disso, eu me refiro aos ateus convictos, não às pessoas que duvidam de Deus por ainda estarem buscando a verdade. 


Depois de conviver com alguns ateus, ouvir seus argumentos, ler alguns de seus textos e ultimamente tenho até lido bastante os textos da ‘ATEA’ (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos*) tenho cada vez mais concretizado uma observação antiga de que o ateísmo é mais uma “religião”. Coloco este termo entre aspas porque ‘religião’ envolve crença em alguma divindade transcendental, sendo esta uma característica da qual os ateus destoam.


“Mas ateus não têm código doutrinário legalista!!” podem afirmar alguns... Isto é verdade, apesar de algumas coisas serem proibidas para ateus (como duvidar da evolução inter-espécies por exemplo) eles não têm uma doutrina legalista seguida por todos. Porém o papel que a doutrina legalista desempenha nas religiões é cumprido por outra característica.

O legalismo na religião tem a função de discriminar, ou seja, serve pra separar entre os adeptos e os não adeptos, entre os legais e os ilegais. Desta forma, o legalista se sente acima das pessoas que não seguem a mesma lei que ele, acha que por viver o estilo de vida que vive e acreditar no que acredita é um ser que atingiu a “iluminação” a despeito dos demais.
Para os ateus, não crer em Deus (ou em qualquer outra coisa transcendental) é uma característica que os distingue dos demais. Acham-se em um nível intelectual superior aos que acreditam em “mitos primitivos”, julgam-se, desta forma, como humanos acima dos demais que são mentalmente atrasados e intelectualmente retrógrados.

Outra coisa que observo é que, usando o princípio de “acuse-os daquilo que és” (Lênin), os ateus sempre batem na tecla do ‘conforto da ideia de deus’. Eles usam esse princípio e eu também o acho válido: religiosos se apegam a ideia de divindade porque se sentem confortáveis com ela. Vou explicar porque concordo: Uma das necessidades do homem (para mim a principal) é a de se relacionar com o Deus criador. Não satisfazer essa necessidade gera um grande vazio, um desconforto. Então, tentando fugir disso, alguns inventam meios (divindades por exemplo) que tentam suprir essa necessidade. O ateu foi o cara que negou essa necessidade para se ver livre do desconforto que ela gera. Ateus criticam os religiosos “é claro que para você é bom acreditar que seu deus é amoroso, mais poderoso e vai te levar para um lugar bom, por isso que você não quer enxergar a verdade”. Mas se esquecem que esse mesmo argumento se encaixa neles, porque é claro que para o ateu é agradável a ideia de que não existe Deus, que sua vida pode ser regida pelos próprios princípios morais, que depois da vida terrena dará tudo certo e ele não terá que prestar contas de suas escolhas. Existe uma ideia mais confortável que essa?

A religião/religiosidade para mim cumpre dois objetivos principais: o primeiro é sentir-se confortável consigo mesmo e sua situação espiritual; o outro é tentar receber a glória, que é somente de Deus, sentindo-se “mais iluminado” (te lembra alguém?) mediante suas crenças e obras. Apesar do ateísmo ter um sistema de crença diferente (ateus têm fé!!! Esse será meu próximo texto) não existe uma diferença substancial entre um ateu convicto e um xiita.

Tenho visto uma briga ferrenha e estúpida entre ateus e religiosos, mas não vejo diferença entre os dois. Alguns religiosos falando de ciência me causam ânsia de vômito, ateus falando de bíblia como especialistas é digno de pena. No fundo são apenas adolescentes em busca de uma identidade e se agarram a qualquer coisa tão consistente quanto uma sopa de albergue. Essa discussão entre ambos será infinita, uma vez que o que está em jogo não são ideias, mas o próprio “eu” do debatedor, e nesse tipo de discussão não se chega a verdade através de argumentos, mas se dá por satisfeito quem conseguir humilhar mais o próximo na frente de todos. Uma dica pra quem gosta de discutir essas coisas: na maioria das vezes um debatedor não está tentando convencer o próximo, mas a si mesmo.



"Me tornei seu inimigo porque te disse a verdade?"
Gálatas 4:16 





*A organização e dedicação deles me fez ter vergonha de minha dedicação a Cristo