terça-feira, 15 de novembro de 2011

LIBERDADE




A pior escravidão não acorrenta os punhos...


 "Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens. "
1 Coríntios 7:23


Hoje vivemos num país aonde a escravidão não é permitida em nenhuma instância, todos têm o direito de se expressar e ter livre acesso à informação caso queiram. Mas não ache que por causa disso as pessoas são livres. Hoje se anda sem correntes nos braços porém com tantas cadeias internas que impedem um ser humano de ser.

Se nos tempos antigos a escravidão se baseava na repressão, hoje ela se baseia no amor. No amor que temos pelo alívio e escape que as correntes nos dão. Sim, isso mesmo!! Todos nós temos várias áreas que se fundem e nos tornam pessoas. Quando alguma dessas áreas está mal resolvida temos a tendência de nos tornar escravos do que nos dá alívio desse problema. Ao invés de encarar o problema de frente com coragem nos escondemos atrás de nosso próprio medo e negamos o problema ou arrumamos alguma gambiarra . Dessa forma a negação ou a gambiarra passa a ser parte de nós, e passamos a amá-la de forma que não conseguimos viver sem ela porque nossa identidade está ali construída.


Por exemplo, a nossa maior necessidade é a de relacionamento com Deus. Alguns tentam preencher isso com religião, uma lista de regras e doutrinas. Porque alguém disse, e ela acreditou, que fazendo certas coisas ela estará mais perto de Deus. Então esta pessoa passa a defender esta “verdade” com muito afinco disposta até a se matar por ela. Se você tentar mostrar a verdade (sem aspas) que é diferente do que ela acredita você está fadado a ser bombardeado com argumentos sem sentido e chantagens emocionais que embasam a fé cega do sujeito. Porquê? Não é que ele esteja preocupado em te convencer sobre a verdade dele, ele quer mesmo e se defender porque toda vez que a Palavra de Deus vem e confronta, fica exposto o vazio que antes era tampado por religião, e isso dói pacas! A religião de fato é uma gambiarra muito abrangente. Você pode, por exemplo, mascarar sua falta de coragem e de atitude em situações que você deveria agir atrás de jargões do tipo: “Deus tem a hora certa.” ; “Deus tem um plano.” ; “Deus tem a pessoa escolhida” (essa ultima é a pior).


Outros negam a existência da necessidade de relacionar com Deus, estes são conhecidos como ateus. Você já viu um ateu dizer que quando “entendeu” que Deus não existe sentiu um alívio? E por fim, defendem o ateísmo com tanto afinco que acaba por se tornar uma religião também.


Existem várias formas de se escravizar:
-você pode se entregar aos vícios que vão te fazer esquecer momentaneamente o vazio e te dar um alívio do qual passará a depender


-pode ficar emocionalmente dependente de qualquer cafajeste que aparecer porque no fundo não se sente amada. (Quantas mulheres são escravas emocionais, e homens também!)

-pode atrelar sua identidade ao seu time de futebol de forma que quando ele perder parece que foi VOCÊ quem perdeu.

-pode ficar dependente de estar sempre cercado de pessoas em baladas porque sabe que se ficar sozinho em casa um dia o vazio existencial vai te incomodar.



Mas você pode se libertar colocando Cristo no centro de sua vida e vivendo na liberdade que Ele dá: não precisar de vício, pornografia, religião, festas, dinheiro, futebol, aprovação social e qualquer outro subterfúgio para ser feliz!



Agora se você já se declara cristão...


Cristo morreu para que tivéssemos uma vida de liberdade. Viver o evangelho é viver na liberdade, fora do jugo do pecado, da religião, das cadeias emocionais. Ele foi crucificado pelos religiosos para que hoje você pudésse ser livre. Não se meta debaixo de falsas doutrinas e pseudo-pecados para ser aprovado na sua igreja. Isso é ridículo, trocar o que Cristo teve que sangrar para te dar só pro seu pastor e irmãos da igreja te acharem “bonitinho”.




"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão."
Gálatas 5:1



"Me tornei seu inimigo porque te disse a verdade?"
Gálatas 4:16



quarta-feira, 2 de novembro de 2011

MOVA-SE




Se o primeiro erro do homem foi ter comido do fruto, o segundo foi não assumir sua responsabilidade “Foi Eva Senhor, foi Eva que me deu para comer...”. Acho que não assumir a própria responsabilidade é uma das coisas que mais limita uma pessoa, porque a partir do momento que você acha que não é sua responsabilidade você se coloca na posição de não fazer nada.  Se você reparar a grande maioria das pessoas que estão numa pior nunca têm a culpa de nada. E não falo aqui apenas de crimes, pecados ou fatos externos mas sim de fatores internos como tristezas, complexos, mágoas, feridas...




"Não é culpa minha Deus, foi o gato que Tu me destes..."


Muitas vezes nós estamos com algum problema emocional e ficamos à espera de uma obra milagrosa do Espírito Santo de forma que deitamos num dia mal e no outro dia esperamos que esteja tudo resolvido. Mas quando na verdade somos nós que devemos tomar uma atitude para que as coisas mudem. Grande parte da obra do que muitos chamam de “cura interior” acontece como consequência direta de crermos e vivermos no evangelho. Assim como grande parte dos problemas internos vem do fato de não crermos em Deus em alguns aspectos e não vivermos conforme Ele nos orienta.

Se por exemplo você anda muito ansioso, não sente na sua cadeira esperando que uma nuvem flamejante apareça e dela saia um anjo que vai tirar sua ansiedade. Aprenda a confiar em Deus e parar de preocupar com coisas fúteis que a ansiedade sai automaticamente.
Sentou-se e espera pacientemente que a situação mude sozinha...


Em toda a bíblia eu não me lembro de um fato de alguém que teve seu caráter mudado por inércia. A transformação é uma via de mão dupla que envolve Deus fazer a parte dEle e você a sua, e eu tenho certeza que Ele faz a parte dEle. Hoje a instituição da igreja têm voltado muito a leis e princípios mágicos de cura e se esquecido dos fundamentos do evangelho. Coisas maravilhosas acontecem quando simplesmente começamos a viver conforme Jesus orienta, e gostaria de ressaltar que não estou falando aqui simplesmente de santidade. As pessoas enxergam o evangelho do ponto de vista apenas de uma lista de pecados que não podemos cometer. Evangelho é um estilo de vida (não confunda com estereótipo!!!!) que envolve toda a sua visão de mundo, e quando você a aceita e pratica sua vida melhora "automaticamente" e você passa a viver todas as promessas que Deus tem: paz, tranquilidade, felicidade, domínio próprio, etc.

Muita coisa que a gente espera que Deus faça, Ele já nos deu a receita de bolo pra gente executar e ser feliz, existem coisas que somos nós mesmos que temos que fazer. Algumas atitudes têm que ser pessoais. A Palavra orienta a árvore, mas a gente é que precisa descer o machado!! (Viva o machado que corta o mal pela raiz!)

Nosso caráter só é moldado se vivermos conforme o evangelho. Se não enfrentarmos nossas ansiedades, mágoas, medos, dúvidas, arrogância e outros bichos, podemos fazer campanha de setenta vezes sete sextas-feira que não resolve nada. Vai tudo continuar a mesma m*.

Só tem um porém: não confrontamos nossas limitações através de teorias e sim práticas!

"E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos."  

(Tiago 1 : 22)








"Me tornei seu inimigo porque te disse a verdade?"
Gálatas 4:16