quarta-feira, 27 de julho de 2011

ESCOLHIDO(A)

"A paz de Cristo gatinha...sua bênção!"



Uma das maiores baboseiras que ouço no meio ‘gospel’ é a “Teoria do Escolhido”. Desconfio que esta teoria foi concebida por uma mente que tem, no máximo, a maturidade de uma adolescente que chorou quando o Justin Bibier começou a namorar. Segundo esta teoria, o próprio Deus escolheu e preparou o par perfeito para cada um de nós, e um dia este par irá aparecer e tudo será muito bonitinho.
Que casal bonitinho! hihihi..

É uma teoria de uma beleza romântica tão pura que foge à compreensão das mentes profanas. Vale lembrar que sua aplicação também foge à realidade.  Fico aqui a pensar o que leva uma alma a acreditar nisso, pior, fico refletindo o que me levou um dia a acreditar nisso (triste né?). No meu caso eu alio dois fatores: o primeiro é que não conhecia a verdade (eu achava que essa teoria tinha base bíblica) e o segundo motivo é que essa teoria é mais bela que a realidade.

Fico observando hoje pessoas presas nesse cativeiro: a moça fica esperando que um dia irá aparecer o homem da vida dela e ele estará fluorescente, brilhando, com uma seta vermelha apontando para ele. Então o teto da igreja irá abrir e ecoará uma voz: “É ELE!!”

Oh Senhor!! Tenha misericórdia dessa pobre alma!

Mas não me limitando ao sentimento de compaixão, vou explicar porque esta teoria é falha.


Primeiro, usando apenas lógica vamos analisar o fato:

Suponha que a teoria seja verdadeira, que realmente Deus tenha um homem separado para cada mulher e eles serão felizes para sempre e tudo será bonitinho.
hihihi..

Mas devemos observar que há mais mulheres que homens no mundo*, logo não podemos formar pares para todas. Portanto, a não ser que se permita a bigamia, não existe um par perfeito para cada mulher. Isso só será verdadeiro se valer a premissa que “antes só que mal acompanhado” e que o par perfeito de algumas mulheres seja a solidão, o que eu duvido ser o desejo das leitoras desse blog, ou de qualquer outra mulher normal

Como chegamos a uma falha lógica, fica provado por absurdo que a validade da teoria é falsa!
[Deus abençoe a matemática]


Analisando por outro ângulo, não existe sequer um trecho bíblico, mesmo que isolado, garantindo que para cada um de nós existe um par perfeito. Muito pelo contrário! A bíblia é carregada de conselhos sobre como escolher um cônjuge e como proceder para que um relacionamento dê certo e seja duradouro. Ora, se existisse um par perfeito não seriam necessários os conselhos não é mesmo?


Então, fica aqui meu conselho (este tem base bíblica):

Meu amigo(a), primeiro vá ler a bíblia e aprender o que esperar de um parceiro(a)**. Depois de aprendido: ABRA PROCESSO SELETIVO!! Vai conhecer gente, fazer contatos, mandar currículos, marcar entrevistas, etc... Levanta-te, toma teu leito, e vai chamar ela pra sair!!

Porque se existir um par perfeito nesse mundo, com certeza não é você (nem eu...)!




"Me tornei seu inimigo porque te disse a verdade?"
                                           Gálatas 4:16



*olha lá que eu supus aqui que todos os homens exercem sua função, se considerarmos o número de homossexuais reduz ainda mais o público masculino e sobram ainda mais mulheres.

**é bom ler os livros de Provérbios e Eclesiastes, bom também ler Efésios cáp 5, ali está o que se espera de um marido e de uma esposa. Tem uma infinidade de textos, se houver demanda faço um post apenas sobre isto.

terça-feira, 19 de julho de 2011

BUSCANDO A PRÓPRIA GLÓRIA

"Meu Deus como eu sou bom!!!"


"Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;"  Efésios 6 : 6

Já vou começar dizendo que não sou o melhor exemplo do que vou escrever aqui, já vivi segundo a lógica a qual vou criticar e ainda me pego com lampejos desse pensamento satânico. Sinceramente acho que hoje a obra na igreja é movida mais por umbigos do que por corações. Como membro isso não me afeta tanto, contando que a pessoa faça o serviço dela para mim indifere sua real intenção, totalmente ao contrário de Deus, que prefere o coração que obra em si.

A idéia de fazer a obra no Reino de Deus afim de gloriar-se a si mesmo é claramente satânica e condenável. Foi por querer buscar sua glória acima da de Deus que Lúcifer foi expulso, então todos sabemos de onde nasce essa idéia. Além do mais, fazer as coisas para aparecer revela uma grande carência de receber amor e atenção, pois se você quer receber atenção pelo que faz, pode ser que não se sinta amado pelo que é.

Como sempre, não estou a escrever isto para que você analise seu próximo, mas preste atenção em si mesmo: tenho vivido de aparências? Como perceber essa mentalidade em nós mesmos?

A velha receita: pelos frutos!


1 - Quem busca a própria glória tem a necessidade insaciável de falar de si mesmo e contar suas proezas:

"Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça."  João 7 : 18

“Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens.”
                                              Mateus 6:2


2- Sempre faz algo pensando na glória e elogios que receberá por aquilo:

"E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,"
Mateus 23:5

3-Procura sempre exercer atividades que geram visibilidade e principalmente que dêem algum título (pastor, diácono, levita (louvor ou dança), presbítero, obreiro, bispo, etc):

"E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas,
E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi."
Mateus 23:6-7



E por fim, sabe o que acaba acontecendo com a pessoa? Afasta-se de Deus por gostar mais da glória dos homens.

"Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele [em Jesus, Ele estava pregando nessa ocasião]; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga.
Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus."
João 12 :42-43


Enfim, escrevi sobre isso porque já estou cansado de ouvir cristãos falando sobre sua bondade, suas obras, suas renúncias... As coisas que ele teve que largar para fazer a obra, o quanto ele ajuda os pobres, o quanto de tempo que ele lê a bíblia e ora,  e por aí vai....

Não seja burro, não perca seu tempo querendo ser visto, porque quem está na obra para aparecer também não vai prestar atenção em você e quem está na obra por amor não dá a mínima para o que você faz pois está focado em Deus. O máximo que você receberá é uns tapinhas nas costas e antes que um miojo fique pronto tudo que você fez cairá no esquecimento.

Mas se ainda você insistir nessa lógica, por favor não me aborreça com seu papo ruim, não estou interessado em saber sobre o quanto você é um cristão melhor que os outros. Se você faz a obra para receber carinho e atenção você está no evangelho errado e falando com o cristão errado, porque, francamente meu amigo, eu não dou a mínima*.

"Me tornei seu inimigo porque te disse a verdade?"
                                         Gálatas 4:16


 *parafraseando o Cap. Rhett Buttler do filme : "E o vento levou.." (excelente filme por sinal)

quinta-feira, 14 de julho de 2011

DINHEIRO



Claro que falar de dinheiro sempre gera polêmica: se por um lado eu prego a prosperidade eu vou contra o evangelho e contra os que pregam voto de pobreza, se por outro eu falo contra o dinheiro eu vou contra a bíblia e contra o pessoal da teologia da prosperidade. Se estou errado por cair em qualquer dos extremos, qual a medida certa então? Vejamos.


Primeiro: dinheiro é bom.


"Para rir se fazem banquetes, e o vinho produz alegria, e por tudo o dinheiro responde."
  (Eclesiastes 10 : 19)

Vivendo em uma sociedade a qual precisamos de poder de compra para adquirir coisas, é impossível viver sem dinheiro. Veja só os hippies: eles pregam contra o capitalismo e consumismo mas mesmo assim vendem artesanato para arranjar dinheiro. Quem não se prepara para conseguir algum dinheiro é tolo e nada sabe sobre a vida. Hoje em dia nada se faz sem dinheiro, até mesmo a obra da Igreja precisa de recursos financeiros. É óbvio que dinheiro não traz felicidade (ou como gosto de dizer: Dinheiro não traz felicidade mas evita cada tristeza...), mas algumas alegrias são proporcionadas por ele: viajar, sair com sua família, comprar algo, esta internet que você está usando,etc.


Porém....

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males;”
(I Timóteo 6:10 )


(SUGIRO QUE LEIAM O CAPÍTULO TODO, É INCRÍVEL, VAI ABRIR SEUS OLHOS EM RELAÇÃO AO DINHEIRO)

É bom notar que o versículo diz que ‘o amor ao dinheiro’ é raiz dos males e não o dinheiro em si. O brasileiro culturalmente é muito “dinheirista”, acha que mulher, felicidade, poder, status,etc, depende simplesmente de dinheiro. Muitos então se tornam escravos da ganância, querem por que querem ter cada vez mais e mais dinheiro, e nem é porque precisam! ISSO É DOENÇA! Amigo, busque dinheiro suficiente para se manter e pagar suas contas e seja feliz! A escravidão é tanta que quem já tem muito dinheiro não fica satisfeito querendo ter mais e ainda  morre de medo de perder o que tem. Quem ainda não possui, faz com que seu propósito na Terra seja simplesmente ter dinheiro (e ainda têm coragem de querer usar Deus pra isso...). Mas qual a medida suficiente até onde devemos buscar aumentar nossa renda? Quando ela suprir suas necessidades.

“Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.”
(I Tim 6:8)
Eu preciso de todas para brincar e não empresto...



Fique claro aqui que essas eram as necessidades da época, hoje temos outras necessidades que vão além de sustento e abrigo (como por exemplo acesso à saúde), cada um adapte à sua realidade. Mas será que ter 10 carros é necessidade? 50 pares de sapato? Casa com 34 cômodos?

Veja como é simples: Você está nesta vida para cumprir seu propósito com Deus e viver plenamente, trabalhe para ganhar a quantia de dinheiro que poderá te manter assim e seja feliz com ela. Mas você não deve esquecer que ser podre de rico não faz parte do propósito de Deus na sua vida e nem vai garantir felicidade plena (na verdade pode até atrapalhar). Ajuntar riquezas acima do necessário é anti-bíblico, se algum dia o acaso e a vida lhe proporcionar mais do que um ser humano precisa para viver bem no lugar onde você mora: REPARTA!!!

 Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;
Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;
Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.”
I Tim 6:17-19


"Me tornei seu inimigo porque te disse a verdade?"
Gálatas 4:16

sexta-feira, 1 de julho de 2011

FICANDO FORA DE FORMA – Emoções

São tantas emoções...














Decidi escrever sobre isso porque já fazia parte da série mas porque também ultimamente aconteceram dois fatos interessantes. O primeiro é que eu estava ouvindo o hino da ‘UEFA champions league*” e um pastor amigo meu ao ouvir a música disse: “nossa que música bonita, tô até arrepiado, que unção!”. E a outra aconteceu comigo semana passada, eu sou um telespectador semi-assíduo do programa Ídolos. Estava eu em casa tranquilo assistindo o programa e era a vez da Karielle Gontijo se apresentar, aí ela entrou cantando “Evidências” e cantou de uma forma tão emocionante que eu arrepiei do pé à cabeça. 

Contei esses dois fatos porque achei interessante meu arrepio, pois se fosse uma música gospel eu poderia até pensar que foi um mover do Espírito (como o pastor que se confundiu com o hino da UEFA). Tenho 17 anos de igreja e a maioria das vezes que “aconteceu” algum mover na igreja não passou de emoção. Como posso saber? É simples: durava pouco tempo. Em alguns dias sempre voltava ao 'normal'. Não preciso falar de alheios, posso falar por mim mesmo. Quantas vezes fui em congressos, acampamentos, encontros e saía de lá “flutuando” mas quando se passava uma semana eu estava igualzinho eu era antes do “mover”. 
Não sou e nem quero ser fiscal da obra, não quero perder tempo analisando a vida de outras pessoas. Mas que cada um examine a si mesmo. Como saber se o que você sentiu foi um verdadeiro mover de Deus ou se apenas foi emoção do momento? Pelos frutos. As maiores obras de Deus na minha vida foram em momentos de quase nenhuma emoção, mas foram essas que deram frutos e realmente mudaram minha vida. Não existe um encontro com o Espírito Santo do qual você sai da mesma forma, e o mover de Deus também não tem prazo de validade, ele não “esfria” . O que desvanece são suas emoções, por isso que muitas vezes você sai de um congresso pregando até pra árvore na rua e em três dias você estava igualzinho (ou pior) que estava antes. Emoção não dura, ela acaba. É por isso que as vezes “caímos no Espírito” mas em breve a gente nem se lembra disso e com o tempo já não faz diferença nenhuma em nossas vidas. Emocionalismo. Afinal, é possível andar na carne e cair no espírito?

Prazo máximo que já vi uma emoção durar...

Definitivamente o evangelho não envolve emoções. Procuremos nos policiar para que não sejamos apenas emotivos mas sim práticos. Eu já fui uma pessoa que precisava de um choque 220v para acreditar que Deus estava falando comigo. Questionava muito ao Senhor que me desse um “sinal” quando  Ele estivesse falando. Mas então o Espírito Santo falou ao meu coração: “o cristão maduro não precisa de sinais para ouvir a voz do Senhor.”.  
Então sede vigilantes, Deus pode estar falando com você e você não está atento porque não “sentiu” nada.


"Me tornei seu inimigo porque te disse a verdade?"
Gálatas 4:16

*Pra quem não conhece UEFA é um campeonato de times europeus (equivalente à Libertadores) e o hino da UEFA é tocado toda vez que tem um jogo por esse campeonato. Realmente é uma melodia bonita.