quarta-feira, 25 de maio de 2011

ANANIAS E SAFIRA


Referência: Atos cáp 5

Não, este não é um texto sobre a mentira, a hipocrisia e a ganância. Porque quando se fala sobre Ananias e Safira normalmente se lembra é disso (é como falar em Malaquias e tentar não pensar: “dízimo” ). Ao contrário do caso geral, este é um texto sobre casamento!!

“Mas Felipe,  você nem é casado e vai falar sobre casamento?”

Sim, eu vou. Eu também não sou santo e falo sobre santidade...


Mas deixando de lado a minha credibilidade para falar do assunto, vamos ao que interessa.
Para quem não conhece, não se lembra e não leu a referência, vou fazer um resumo bem sucinto.

Ananias e Safira venderam uma propriedade e queria doar o dinheiro à obra do Senhor. Mas quando o dinheiro da venda chegou a ganância apertou e a vergonha afroxou. Combinaram de dizer que venderam por menos que realmente tinham vendido e ficar com a outra parte. Foi o que fizeram. Ananias chegou à Igreja, mentiu e caiu morto, sua mulher chegou mais tarde e contou a mesma mentira e teve o mesmo fim.

Agora, esqueça a motivação dos dois e olhe a situação por este ângulo: QUANTA CUMPLICIDADE DESTE CASAL!

Que situação bela: um apoiando o outro. Quantos casais hoje em dia são assim, um verdadeiro cordão de três dobras? (Ec 4:12)
Tem casal que está sempre em pé de guerra, um não apóia o outro em nada. Na verdade, tem casal que um quer tanto destruir o outro que perto deles Tom e Jerry é um par romântico.


É meu amigo, jiló é mole mas não é doce não...

Para quem já é casado o negócio é se esforçar para fazer dar certo, e para quem e solteiro o negócio é ter trabalho para escolher bem. Porque, se você acha que escolher dá trabalho, experimenta não escolher. Case-se com qualquer um(a), aí você vai ver o que é trabalho!! [graças a Deus não falo por experiência própria]

sexta-feira, 20 de maio de 2011

COITADO DO DIABO


Não que satanás seja digno de compaixão, mas sem querer ser o advogado do diabo, confesso que tem hora que dá pena dele... Porque ele é derrotado? Feio? Tem o pé torto? Não, não é por causa disso, ele é derrotado porque merece e quem recebe o que merece não me inspira compaixão. Tenho pena dele porque não raramente ele ganha  a culpa quem nem é dele...

O primeiro erro do homem foi comer o fruto, o segundo foi colocar a culpa em alguém (Gn 3:13). Quantas vezes culpamos o diabo pelas mazelas que construímos com nossas próprias mãos. Em vários anos de conselhos e conversas com pessoas que estão com a vida destruída eu descobri que a culpa nunca é delas (!!!), sempre apontam como culpado um terceiro: a culpa é do pai, da mãe, da esposa, da sociedade, de Deus, do diabo...

Mas como diz o grande sábio:

“A culpa é minha eu coloco ela em quem eu quiser!”
Homer J. Simpson


A maioria das desgraças que ocorrem em nossas vidas é culpa totalmente nossa. E VIVA A HIPOCRISIA:

Nem sequer peguei no livro antes da prova e perdi média. Maldito diabo.”

“Não tenho habilitação e saio dirigindo por aí. Fui multado. Aquela blitz foi cilada do inimigo.”

“Meu salário é bom e gasto mais do que ganho com coisas supérfluas para satisfazer meu ego e me exibir. Devorador desgraçado que me coloca em aperto financeiro.”

“Não fiz revisão no carro e ele quebrou no meio da estrada. Como o diabo é astuto.”

“Tem um mês que estou procurando uma situação para ficar sozinho com aquela mulher e dormir com ela. Foi satanás que me fez cair em tentação.”

“Sou malandro, preguiçoso e não trabalho. Estou tão na pindaíba que não tenho grana pra nada. O capiroto está furioso e fechando as portas.”


Muitos estão doentes por não reconhecerem que precisam de cura. Todo perdão divino é precedido de arrependimento, e só se arrepende quem assume a própria culpa.

Já chega de colocar a culpa nas situações externas. A prova do vestibular é igual pra todo mundo; o guarda de trânsito não parou só você na blitz; todos os vivos têm desejo sexual; não tem ninguém apontando uma arma na sua cabeça te obrigando a usar drogas; o seu dinheiro não sai correndo da sua carteira sozinho...

RESUMINDO: se sua vida está destruída A CULPA É SUA!

A tentação e os “prazeres do mundo” são oferecidos a todo mundo  "Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência."  (Tiago 1 : 14)

E para quem tem preguiça de trabalhar e reclama que não tem nada fica o recado:

"Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também."  
(II Tessalonicenses 3 : 10)

"Me tornei seu inimigo porque te disse a verdade?"
Gálatas 4:16

quarta-feira, 11 de maio de 2011

COBRAR PARA PREGAR


Mateus cáp 10  (acho que você já sabe o que fazer: LEIA!)

 Ano passado esteve em minha cidade um pregador conhecido da mídia para pregar  e era cobrada uma entrada de R$10,00 para assistir a palavra. Não vou escrever o que pensei na ocasião porque não quero baixar o nível aqui, mas foi bem pior que "macacos me mordam".

Cobrar para pregar a palavra de Deus é uma coisa que não só denota falta de sabedoria cristã como também falta de cárater. Eu não pago ingresso para assistir pregação, e te recomendo a fazer o mesmo. E se eu liderasse alguma igreja não ia pagar pregador nenhum que cobrasse para pregar lá.

Mas aí vem sempre um desinformado: "Mas Felipe, digno é o obreiro do seu salário!" Então tá bom, vamos ao manual.


Este versículo, do digno é o obreiro do seu salário, é uma parte da fala de Cristo aos seus discípulos quando os envia a pregar aos judeus. Depois Paulo o cita em 
I Tm 5:18 com o mesmo sentido (é claro, porque Paulo não ia negar as palavras de Cristo). Neste texto, Cristo não fala que é justo que o pregador receba alguma recompensa pela pregação, muito pelo contrário, Ele orienta que os discípulos não ajuntem NADA pelo caminho, que Deus iria usar pessoas para sustentá-los.

"[...] de graça recebestes, de graça dai.
Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos,
Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento.
E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis."
Mateus 10:8-11

No livro de Lucas que trata do mesmo assunto, quando Jesus vai enviar mais setenta Ele faz a mesma recomendação.

"Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho.
                                                                                   [...]
E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa."
Lucas 10: 4 e 7

É claro que quando alguém for pregar em algum lugar, além de sustento e lugar para ficar, devemos abençoar o sujeito de alguma forma. O que não é a mesma coisa que cobrar um cachê para pregar.

COBRAR PARA PREGAR É UMA PILANTRAGEM DAS MAIORES!!

O cara recebeu de Deus a sabedoria para pregar, ele não sabia nem ler direito e o Espírito Santo lhe deu o dom para anunciar o evangelho, e agora ele vai cobrar pra fazer isso?

E quem não tiver dinheiro pra pagar a entrada? Se o cara for pobre ele não tem direito ao evangelho?

E ainda tem o fato do sujeito estar falando de um livro QUE NEM FOI ELE QUE ESCREVEU!!!
Criatura, se você quer cobrar por alguma coisa, que pelo menos o livro seja seu né...

E se Jesus cobrasse para morrer na cruz?

O dinheiro cobrado por pregações vem impregnado do sangue de almas que estão lá fora mas não vão receber a pregação porque o pregador precisa comprar um carro do ano. "E o perdido? Dane-se! "


E encerrando ainda no capítulo 10 de Mateus:

"E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim."
Mt 10:38

Será que você ainda acha que a frase: "digno é o obreiro do seu salário" é usada pelos "artistas da pregação" no sentido que Jesus disse? Era o evangelho de Cristo pro enriquecimento do pregador? Jesus mandou colocar catracas para cobrar entrada no sermão da montanha?


"Me tornei seu inimigo porque te disse a verdade"
Gálatas 4:16


sábado, 7 de maio de 2011

A BÍBLIA ÉPICA: A BATALHA DE PAS-DAMIM

II Samuel 23:8-12 (você vai acabar lendo porque não vai acreditar na história que vou contar)

Hoje um texto bem mais light. Algumas partes da bíblia realmente me surpreendem, eu que sempre fui um fã de filmes épicos com grandes guerreiros (Tróia, Gladiador, Rei Artur...) fui realmente encontrar os guerreiros que mais admiro, na bíblia: Os Valentes de Davi. Bastou pouco texto para me surpreender com essa história e honestamente viajo nela até hoje. Vou contá-la, mas antes quero que relaxem e deixem o filme rodar em sua cabeça.

Era um tempo conturbado para Israel, sempre envolvido em guerras constantes com seus vizinhos. Mas os seus maiores inimigos naquela época sem dúvida eram os Filisteus. Entre os numerosos confrontos existentes, alguns pareciam claramente favoráveis ao inimigo, mas é quando a vitória parece impossível que os heróis são forjados.

Campo de Pas-Damim, uma multidão de filisteus afronta Israel, os israelitas batiam em retirada. Sobraram apenas 4 homens: Davi e seus três valentes, sendo estes Eleazar, Samá e Josebe. Quando todos corriam na direção contrária estes se levantaram e enfrentaram os filisteus. Três homens contra vários.

Josebe naquela tarde épica matou oitocentos homens. Eleazar feriu tantos filisteus a ponto de sua mão grudar à espada e não conseguir soltá-la. Quando os filisteus se ajuntaram em multidão e o povo de Israel corria amedrontado, Samá colocou-se em pé no meio de um campo de lentilhas e feriu a todos, mais tarde o povo voltou apenas para recolher os despojos. Naquela tarde o Senhor operou um grande livramento usando a vida de apenas 3 homens.

Às vezes me pego montando esta cena em minha cabeça: um homem matando oitocentos, outro que de tanto guerrear não conseguia largar a espada e um homem de pé sozinho em um campo contra uma multidão inteira. Bem melhor que qualquer filme que tenha visto.

[Caso você tenha amigos que gostem de RPG, guerras, histórias épicas, estratégias, etc, talvez esta história seja um bom início de conversa para apresentar a ele a bíblia de uma forma diferente]

terça-feira, 3 de maio de 2011

AUTORIDADE ESPIRITUAL

 
Esse é um tema que gera uma certa polêmica por vários motivos. O primeiro deles é que sempre que se fala de autoridade espiritual no sentido de negar algum aspecto existe o medo de estar sendo rebelde e sofrer severas consequências. O segundo é que existe um severo mecanismo de repressão por parte desses que se dizem autoridades no sentido de anular qualquer crítica, como o exemplo citado acima: tratar quem critica como rebelde e cheio de satanás. Mas esse mecanismo só funciona por causa da falta de conhecimento do povo de Deus. Quando se conhece a verdade temos a liberdade de falar sobre isso sem medo.

Existem alguns preceito e regras lógicas que regem o princípio de autoridade, qualquer que ela seja:

-  Preceito 1: Toda autoridade é constituída por Deus e devemos obedecê-las
(Rm 13:1,2 e 1 Pe 2:13)


-  Preceito 2: Deus não quebra uma autoridade dada por Ele.  


-  Preceito 3: Toda autoridade tem sua jurisdição, ou seja sua área de atuação.



Partindo apenas desses princípios, construiremos um raciocínio lógico e bíblico acerca do assunto. Vamos começar por uma situação extrema que clareia o raciocínio. Imagine a relação de um professor com um aluno. O professor é autoridade instituída por Deus na vida daquele aluno, se o professor mandar que o aluno cale-se, ele deve obedecer. Mas esta autoridade se limita ao ambiente escolar, ou seja, o professor não tem autoridade fora dos limites acadêmicos. Por exemplo: se o professor disser ao aluno para não orar antes de dormir, sabendo que o professor é autoridade instituída por Deus, o aluno deve obedecer? É claro que não!! Porque a autoridade do professor é instituída por Deus mas possui seus limites, sua área de atuação. E dentro das igrejas? Qual a área de atuação de seus líderes eclesiásticos?

É uma tendência humana querer tomar o lugar de Deus (conforme exposto anteriormente na série “dEUS NA COLEIRA”) e isto não é um fenômeno moderno, do fim dos tempos. A igreja católica vem fazendo isso há séculos. Durante milhares de anos padres invadiram a vida espiritual dos fiéis ditando-lhes a “vontade de Deus” e limitando o acesso a Ele. Muitas igrejas protestantes têm vivido essa modinha atualmente, e é sobre isso que iremos tratar. Até que ponto o pastor tem poder sobre sua vida? E seu líder de ministério?

É muito comum ouvir nas igrejas sobre os dois primeiros preceitos que citei acima, o terceiro que é meio incoveninete. Combinando os dois primeiros princípios com a ignorância dos fiéis vários líderes espirituais têm escravizado ovelhas. Respondendo às indagações acima, a autoridade do seu pastor ou líder de ministério vai até onde o ministério que ele lidera atua. Não é da competência dele regular sua vida pessoal com Deus muito menos seu propósito.

A ÚNICA AUTORIDADE SOBRE SUA VIDA ESPIRITUAL COM DEUS, É O PRÓPRIO.

Quando Deus lhe mandar fazer alguma coisa, e você tiver certeza disso, não deve sair por aí perguntando aos seus líderes se deve fazer isso. Deus pode mandar que faça algo que seja totalmente contrário ao pensamento de seus líderes, como por exemplo, evangelizar em lugares incomuns.

Paulo conta, que quando foi chamado a pregar, não saiu perguntando àqueles que antes dele eram autoridades eclasiásticas, ou seja, quando Deus mandou ele fazer algo, não pediu permissão a ninguém, Pedro, que era um dos líderes da igreja primitiva, Paulo só teve com ele 3 anos depois de iniciar seu ministério.

“Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou
revelar o seu Filho em mim para que eu o anunciasse entre os gentios, não consultei pessoa alguma.
Tampouco subi a Jerusalém para ver os que já eram apóstolos antes de mim, mas de imediato parti para a Arábia, e tornei a voltar a Damasco.
Depois de três anos, subi a Jerusalém para conhecer Pedro pessoalmente, e estive com ele quinze dias.”
Gálatas 1:15-18 [NVI]


Outra coisa, a maior autoridade espiritual (bem maior que qualquer homem possui hoje) do tempo de Jesus era o sumo-sacerdote Caifás (Jo 18:24). Quando o ministério de Jesus começou a ser claramente manifesto entre os homens, o mais indignado era Caifás, tanto é que foi o próprio que começou a conspiração para matarem Jesus (Jo 11:49-53). Jesus foi rebelde por não se sujeitar a Caifás? De forma alguma, porque Caifás não tinha autoridade sobre Jesus nesse aspecto. Repito: toda autoridade tem sua jurisdição.

Em toda a bíblia, Deus nunca passou por cima de uma autoridade política, mas nunca deixou que um político entrasse na vida espiritual de seu povo. Como no caso de Faraó por exemplo, Deus não tirou o povo de lá por baixo dos panos, mas pela porta da frente, com a permissão de Faraó. Mas quando Nabucodonosor ordenou que o povo se ajoelhasse perante outros deuses Deus estava ao lado dos “rebeldes” que se recusaram.

Qual o papel do pastor (ou padre, ou bispo, ou qualquer outro nome que seja em sua congregação) deve ter? Vamos à bíblia:

“Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.”
I Pe 5:2-4

A função do pastor é bem simples: apascentar! Não é ter domínio sobre os membros, não é ser pastor por ganância (ouviram??), sem forçar a pessoa a fazer nada, pois sabemos que servir a Deus por obrigação é algo que simplesmente não existe.


Hoje muitos têm sido impedidos de agir por causa do jugo da servidão, são discípulos de pastores mas não de Cristo. Muita gente quando é chamada por Deus para alguma missão se esconde por trás da resposta negativa de sua liderança: “Deus me mandou pregar aos hippies, mas meu pastor não deixou, eu lavo minhas mãos e depois o pastor acerta com Deus.”.
Quem falou que você tem que pedir opinião quando Deus te manda fazer alguma coisa? Estaria Deus engando e precisando de palpite? Ou você quer se esquivar de seu chamado?

Meu caro, no dia do juízo estarei eu e Deus cara a cara, meu pastor (um abraço pra ele!!) não vai estar comigo não. E Deus vai cobrar DE MIM tudo que Ele me mandou fazer  e eu fui relapso. E você acha que o argumento: “Mas Deus, meu pastor não deixou..”  vai ser válido? De que lugar da bíblia o povo tirou isso??

“Me tornei seu inimigo porque te disse a verdade?”
Gálatas 4:16